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POR LUS SOUSA
Sistemas de Informao Sim, mas so as pessoas que fazem a diferena

É normal que as notícias que envolvem tecnologias de informação e comunicação raramente não se refiram essencialmente a aspetos intrínsecos aos mesmos. Compreensivelmente, na medida em que normalmente constituem o resultado de investigação e investimento de elevada monta e apresentam a atratividade da evolução tecnológica.

Quase por oposição é com muito menos frequência que se dá nota do resultado da articulação de uma organização com os seus sistemas de informação, em função das necessidades dos seus clientes ou utentes. O que também é compreensível uma vez que normalmente é um processo menos abrupto e portanto não possibilitar uma marcação temporal.

No entanto o sucesso dos sistemas de informação é totalmente dependente das pessoas tidas tanto individualmente como enquanto organização, e a Janela Única Portuária (JUP) é um exemplo completo desta correlação.

Por este motivo é de reter a notícia da remodelação e implementação de um novo posto de atendimento ao público na Capitania do Porto de Aveiro para emissão dos despachos de largada dos navios, responsabilidade desse Órgão Local da Autoridade Marítima Nacional e que é atualmente cumprida unicamente através da JUP.

Uma medida de carater marcadamente organizacional permitirá conjugar na certa proporção, a “frieza” de um sistema de informação altamente eficaz com um atendimento personalizado, potenciado a qualidade do serviço para um “todo” muito mais elevado que a soma das partes, com custos financeiros manifestamente limitados.

De salientar ainda que este foi um trabalho que envolveu as várias partes interessadas. Para além da Capitania do Porto de Aveiro, com o empenho pessoal do Capitão do Porto, do Porto de Aveiro e do seu Presidente do Conselho de Administração, também foi decisivo o envolvimento do Presidente da Associação de Agentes de Navegação do Norte de Portugal.

POR LUÍS SOUSA
 






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